
A marcenaria evoluiu da carpintaria, profissão especialista em trabalhos com madeira em estado bruto ou maciço (natural), com a função de beneficiá-la para uso em construções. Dessa forma, um carpinteiro produz tábuas, vigas e outras estruturas para a construção civil.
Já o marceneiro, ainda que também trabalhe com madeira, é um profissional do setor moveleiro, especialista no trabalho artístico e artesanal de transformar peças de madeira em um objeto útil ou decorativo, cortando, encaixando e entalhando peças e objetos de modo delicado e paciente.
A marcenaria abrange, portanto, o fabrico de móveis e objetos de decoração, estando ligada mais ao trabalho artesanal que ao industrial. A matéria-prima também é diferente: o marceneiro costuma utilizar laminados industrializados de madeira como compensados, aglomerados, MDF, MDP, fórmica, e folhas de madeira.
Atualmente a tecnologia está muito presente na marcenaria. Hoje em dia o marceneiro pode fazer tudo online: projeto, plano de corte (usinagem completa como cortar MDF, fitar a borda do MDF, fazer rebaixo, rasgo, furação para dobradiça) compras, estimativa de gasto, orçamento, etc, tudo virtualmente.
Além disso, ferramentas e metodologias de realidade virtual, e modelagem e impressão 3D começaram a aproximar desenho e execução, que atualmente estão entrelaçados em um único processo da concepção à montagem.
Em nossos projetos costumamos criar marcenarias exclusivas para atender às necessidades específicas dos clientes e incorporar no mobiliário o estilo do projeto. Criamos não apenas os armários de cozinhas, banheiros e quartos, mas também mesas, estantes, prateleiras, o que for útil aos usuários do ambiente, e transmita seus gostos e personalidade.
Abaixo separamos fotos de alguns móveis em marcenaria que são estrelas nos ambientes em que se encontram. Costumam chamar muita atenção de quem conhece cada projeto. Você pode conferir o nome do projeto e o material empregado em cada marcenaria planejada:
1. Apartamento Coreliano – hall dos quartos: MDF em tonalidade Cumaru


2. Apartamento Coreliano – mesa de jantar: madeira maciça rústica


3. Apartamento Santa Cecília – estante da sala: MDF branco e MDF freijó


4. Apartamento Fradique – estante de sala: prateleiras e painel em MDF


Um detalhe interessante sobre essa estante é que fizemos primeiramente toda a estrutura em serralheria fixada na alvenaria e depois colocamos o painel. Isso dá a ilusão de que só uma chapinha fininha está segurando toda a estrutura, mas na verdade está fixada por trás do painel.
5. Apartamento Fradique – closet com penteadeira: MDF

6. Apartamento Perdizes – armário que esconde a lavanderia: MDF


Aqui utilizamos uma chapa perfurada de MDF para garantir a ventilação necessária para o aquecedor a gás.
7. Casa Granja Viana – armários da cozinha: MDF


8. Apartamento Vila Madalena III – bancada: cumaru maciço

9. Apartamento Vila Madalena III – armários da cozinha: MDF

10. Apartamento Pompeia – estante da sala: MDF


Esta estante serve tanto para apoiar a TV, livros, discos de vinil e outros objetos pessoais, como e para abrigar a máquina do ar condicionado que fica escondida dentro dela. Foi criada uma caixa para isolá-la e jogar o ar quente para fora do apartamento.