
O estilo industrial tem como marca principal deixar os elementos expostos, como os tijolinhos, o concreto e as tubulações de água e energia elétrica, além de fazer uso de móveis de metal – o que lembra as antigas oficinas e galpões industriais – daí o nome do estilo arquitetônico, que já virou tendência.
Em blogs anteriores já contamos como buscamos valorizar em nossos projetos elementos originais das construções, como tijolos maciços, pilares e vigas de concreto, tubulações e revestimentos antigos. Outro elemento que combina muito com o estilo industrial é o mobiliário feito em serralheria.
Serralheria é a área da construção civil responsável pela fabricação de itens de alumínio e metal, principalmente o ferro, e envolve técnicas próprias, como corte, dobra, polimento, pintura, furações e a solda, por exemplo.
Além disso, o serralheiro também pode realizar pequenos serviços como polimento e pintura de objetos feitos de metal ou alumínio. De qualquer forma, a maioria das peças produzidas dentro de uma serralheria é destinada à construção civil, como, por exemplo, portões, portas, janelas, grades, corrimãos e muito mais.
Mas alguns itens vêm ganhando espaço no dia a dia das serralherias: os móveis de metal. Detalhes metálicos no mobiliário, em ferro, cobre ou até mesmo o bronze, dão um toque industrial e, ao mesmo tempo, moderno e tecnológico ao projeto.
Para utilizar esta tendência de um jeito mais sutil, saiba que a serralheria pode estar também nos detalhes dos mais variados itens de decoração, como em algumas peças de mesas ou balcões. Assim, ao invés de determinar o estilo do ambiente, o material funciona como um complemento.
Uma das principais vantagens da serralheria nos móveis é a facilidade de combiná-la com as mais diversas paletas de cores e materiais, dos tons quentes e vivos até abordagens mais sóbrias e discretas.
Se a ideia é construir estantes, prateleiras, suportes e divisórias fora do tradicional, a serralheria aparece no topo da lista para quem busca alternativas versáteis e, até mesmo, econômicas. Além de ter um custo bastante razoável, proporciona uma cara mais despojada ao ambiente.
Você pode fazer as peças sob medida, como normalmente é caso dos projetos realizados pelo nosso escritório, ou procurar peças à pronta entrega, cada vez mais fáceis de encontrar, tanto peças de mobiliário solto quanto decorativo.
O conceito permite ao arquiteto personalizar cores e formatos com liberdade, de acordo com as necessidades e estilo de cada cliente, e por isso já invadiu todos os cômodos da casa e do trabalho.