
O Apartamento João Moura foi destaque no site da revista Casa e Jardim! A publicação fez especial menção à marcenaria, que traz soluções que permitem aproveitar ao máximo a metragem enxuta do imóvel.
Localizado no bairro Pinheiros, em São Paulo, este apartamento de 50,82 m² foi reformado em apenas três meses pelo escritório LCAC Arquitetura, comandado por nós, André Chukr e Luís Canepa. O projeto conceitual foi assinado pelo Doma Arquitetura.
Primeiramente, a cliente contratou o escritório Doma Arquitetura, que desenvolveu o projeto conceitual. Posteriormente, nós realizamos o projeto executivo, no qual são especificados os materiais e componentes que serão usados na execução, e todo o gerenciamento da obra.
O projeto foi desenvolvido para uma jovem solteira que acabou de comprar seu primeiro imóvel e é apaixonada pelo estilo minimalista, sem renunciar a outras referências que também condizem com sua personalidade.
Como, por exemplo, a paleta de cores e de texturas, criada para transmitir tranquilidade e não enjoar. Nela temos a madeira freijó, o verde água, o marrom claro e o cinza.
Na cozinha, a marcenaria com madeira freijó, combinada com a bancada de granilite branco, confere elegância e leveza para o ambiente. Com layout de corredor, o espaço da cozinha foi muito bem aproveitado graças aos armários.
Na lavanderia seguimos com a madeira freijó no gabinete que envolve o tanque e máquina de lavar. Em ambos os ambientes, o porcelanato, piso original do apê, foi mantido.
Quanto aos banheiros do apartamento, em ambos mantivemos as cubas e bacias originais. Também optamos, nos revestimentos e marcenaria, por cores que harmonizam com o restante do projeto.
No banho da suíte, os acabamentos seguem o mesmo estilo do restante da casa: revestimos o box com porcelanato cinza claro e fizemos a marcenaria em madeira freijó.
A sala de jantar seguiu o padrão do restante do projeto, que conciliou o estilo minimalista, requisitado pela moradora, com um ótimo aproveitamento do espaço.
O grande destaque do apartamento foi o canto alemão com a mesa de jantar. Ele é envolvido com um painel liso de madeira freijó na parede, e com ripas no teto, sendo iluminado com fita de led na parte superior.
O imóvel tinha no seu layout original um quarto de hóspedes que não era integrado com os demais espaços, o que desagradava a moradora, que também faria melhor uso de um home-office.
Pensando nisso, a parede que separava esse cômodo da sala de estar foi substituída por um painel em serralheria e vidro – criando uniformidade e valorizando os espaços.
A abertura na parede agora integra o espaço com a sala através da estrutura metálica.
Na suíte optamos por pintar metade da parede da cama em um tom de verde menta, e fizemos um cortineiro no guarda roupa com gesso.
A integração dos ambientes e o conforto visual gerado pela escolha dos materiais são os principais destaques do projeto. Acabamentos que lembram a natureza foram a prioridade na ordem das escolhas. O piso instalado nas áreas sociais e intimas, por exemplo, foi o vinílico açafrão.
A decoração do apartamento foi realizada com itens pessoais, que possuem valor afetivo para a cliente.