top of page

Casa integrada, com grande quintal, em terreno estreito. Como conseguimos projetar?

Conheça o projeto da residência Butantã...



A casa será construída em um terreno de aproximadamente 5x18 metros. Por se tratar de um terreno estreito foi proposto construtivamente fazer paredes de alvenaria na divisa com os vizinhos, e ter vigas de aço que vencem o vão todo do terreno e servirão de apoio para as lajes.


Buscando atender a um dos principais desejos do cliente, que era ter o maior quintal possível, sugerimos colocar a casa alinhada com a calçada, sem recuo frontal, liberando o terreno ao fundo para o jardim. Sendo assim, a fachada voltada para a rua será mais fechada buscando manter a privacidade da residência.


Mesmo com o terreno pequeno, aproveitamos a cobertura para criar um solário, uma segunda área aberta para a luz do sol e a natureza. Da mesma forma, o jardim também será bem ensolarado, pois é orientado para a face norte. Além disso, a fachada da casa voltada para ele terá grandes planos de vidro, visando integração e entrada de luz natural. O segundo pavimento também conta com uma varanda voltada para o jardim dos fundos.


A residência ainda contará com dois banheiros: um lavabo no térreo, abaixo da escada, e um banheiro completo no segundo pavimento, que atenderá aos usuários dos dois dormitórios.


A sala da residência será totalmente integrada com a cozinha e a área externa através de grandes portas de vidro de correr. Como o terreno é estreito, foi possível ter vigas de aço que vencem o vão todo e eliminam a necessidade de pilares internos.


A cozinha é integrada à sala, mas conta com portas de vidro de correr que podem ser fechadas para esconder o ambiente ou não espalhar cheiro de alimentos durante o preparo. Ao seu lado fica a lavanderia escondida atrás de portas de madeira. As cores dos armários e revestimentos repetem-se no banheiro do piso superior, criando unidade no projeto.



bottom of page