top of page

LCAC Arquitetura apresenta o projeto da Casa Azevedo


Neste blog lhe apresentamos a Casa Azevedo, que fica no bairro Pinheiros, em São Paulo.


A reforma durou apenas quatro meses, de janeiro a maio de 2021, um curto período de tempo considerando a dimensão da renovação que proporcionou ao imóvel.


Iniciamos nosso tour pelo hall de entrada, que também faz as vezes de bicicletário, e fica logo ao lado do bar. Nesse espaço, fizemos uso de ganchos de parede que são úteis para pendurar casacos e bolsas ao chegar em casa. Nele, descascamos a parede para deixar os tijolos aparentes. O piso de madeira também é original da construção.


A sala de estar foi projetada para receber. Neste cômodo, fizemos uso de um amplo e aconchegante sofá, para acomodar confortavelmente vários amigos. Na sala também ficam em evidência os tijolos aparentes e o piso de madeira, originais da construção. A cor branca foi escolhida por se tratar de uma casa rodeada de prédios, sendo necessário valorizar toda a luz que ela recebe para ficar clara.


Na cozinha da Casa Azevedo, todos os revestimentos do ambiente são originais da construção. Fizemos questão de mantê-los. O piso desta cozinha, sobretudo, trouxe muita personalidade à casa. Com esse mesmo intuito, aproveitamos móveis antigos que são cheios de história.


Já a área externa da residência é o que mais nos deixou orgulhosos. Ao conhecer o imóvel, vimos que ela e a cozinha não ficavam no mesmo nível - era necessário descer uma escada para acessar o jardim. A primeira coisa em que pensamos foi que deveríamos deixar tudo no mesmo nível para a área externa ser mais aproveitada.


Além disso, a vista imediata eram os vizinhos, o que dava a sensação de falta de privacidade. Por isso, optamos por fazer um muro verde, no qual as plantas vêm do jardim abaixo e sobem até fechar o deck, oferecendo privacidade e conexão com a natureza. Isso proporcionou também uma vista agradável em primeiro plano para quem está na cozinha.


Quanto ao home-theater e o home-office da casa, ambos ficam localizados onde seria o segundo dormitório, que foi, portanto, utilizado como sala de TV e escritório.


Durante a obra, quando fomos retirar o forro existente para fazer um novo, gostamos bastante da amplitude de espaço gerada se deixássemos o pé direito acompanhando a inclinação do telhado. E foi o que fizemos. O resultado foi um ambiente amplo e multifuncional, que atendeu as necessidades dos moradores, uma vez que eles não têm filhos.


No dormitório da Casa Azevedo, assim como em outros ambientes, descascamos a parede para deixar os tijolos aparentes e os pintamos de branco para dar a ideia de amplitude e aproveitar a luz natural.


O piso de madeira original também foi mantido, e para aproveitar bem o espaço, além do guarda-roupa, construímos um armário em toda a parede abaixo da janela, que é muito útil para guardar calçados, por exemplo.


Abaixo, você vê o antes e depois do banheiro da Casa Azevedo. Neste cômodo também mantivemos os revestimentos originais, apenas os pintamos de azul. Inclusive as louças também foram mantidas, apesar de o ambiente ter mudado completamente.


O que se vê neste projeto é uma unidade entre todos os cômodos da casa, o que transmite a personalidade do casal em todos os ambientes.



bottom of page