Estilo Industrial: o concreto aparente como estrela do projeto

Atualizado: 3 de out.


Pilar descascado
Pilar descascado

Uma das marcas dos nossos projetos é valorizar as qualidades que já existem no espaço onde estamos projetando.


Muitas vezes temos pilares e vigas, e ao invés de buscarmos escondê-los, achamos mais interessante valorizar estes elementos, descascando a pintura e mostrando sua aparência rústica. O que acaba por remeter ao estilo industrial.


As moradias com decoração industrial moderna valorizam texturas, como concreto, tijolos, couro e metais. Assim como cores fortes e sóbrias, sobretudo preto e cinza, além de boa iluminação natural e artificial, e móveis de design requintado, sobretudo peças retas.


Este foi um estilo arquitetônico que surgiu nos anos cinquenta em Nova Iorque, quando moradores da cidade, devido à escassez de imóveis a preços acessíveis, transformaram antigos galpões de áreas industriais em moradias, sem alterar suas características originais.


Para isso, foi necessário adaptar os espaços, que até então serviam unicamente para a indústria, para torná-los locais habitáveis e, principalmente, confortáveis e bonitos.


O resultado foram imóveis com ausência de paredes, ambientes integrados, que aproveitam diversos materiais e objetos originais do espaço, combinados a elementos despojados.


Com características que se conectam à juventude à movimentação das grandes cidades, este estilo é um dos mais solicitados ao escritório LCAC Arquitetura na grande São Paulo.


E uma das formas que encontramos para incorporar o conceito industrial nesses projetos foi descascando uma parede, pilar ou viga de concreto para deixar o concreto aparente e valorizar as características originais do imóvel.


Porém, sempre que descascamos um material assim rústico, projetamos algum móvel ou revestimento com acabamento refinado ao lado, para obter contraste e não prejudicar a sofisticação do ambiente.


Por exemplo, no apartamento Coreliano há um pilar descascado e um painel de marcenaria bem acabado ao lado. Já no apartamento Panamby projetamos um pilar descascado ao lado da escada caracol em serralheria com acabamento fino.


Confira nas fotos exemplos de como trabalhamos as paredes, vigas e pilares descascados em projetos com estilo industrial sem abrir mão da elegância.