Tijolos Aparentes: diferentes formas de valorizá-los no projeto

Atualizado: 3 de out.


Tijolo Aparente
Tijolo Aparente

Uma das marcas dos nossos projetos é valorizar as qualidades que já existem no espaço onde estamos projetando. Muitas vezes temos pilares e vigas que, ao invés de buscarmos esconder, achamos mais interessante valorizar, descascando a pintura e mostrando sua aparência rústica.


Atualmente, as construções são feitas com tijolo baiano, cuja aparência é feia à mostra. Mas antigamente elas costumavam ser feitas com tijolos maciços revestidos. Descascada, a parede com os tijolos maciços aparentes fica bonita e preserva a personalidade do imóvel.


Os projetos da Casa Azevedo, Casa Pinheiros, Apartamento Artur de Azevedo e do Bar Litt, foram realizados em casas antigas cujos tijolos eram maciços. Então achamos interessante descascar as paredes para trazê-los à vista.


Os tijolos aparentes ficam visualmente agradáveis tanto em sua cor original, quanto pintados. Na Casa Azevedo e no Apartamento Artur de Azevedo, por exemplo, descascamos as paredes e os pintamos de branco. Dessa forma criamos um jogo de texturas.